Arte Equestre em Belém

Picadeiro Henrique Calado

Quem Somos

A Escola Portuguesa de Arte Equestre, sedeada nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz é a continuação do que foi a Academia Equestre fundada por D. João V. Foi criada em 1979 e é, desde Setembro de 2012, gerida pela Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML), tal como o é também o Palácio Nacional de Queluz.

A PSML é uma empresa de capitais exclusivamente públicos fundada em 2000 no seguimento da classificação da Paisagem Cultural de Sintra, em 1995, como Património Mundial. A sua constituição teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização dessa Paisagem, tendo o Estado Português entregado a esta sociedade a gestão das suas principais propriedades na zona.

São acionistas da PSML a Direcção Geral do Tesouro e Finanças (35%), em representação do Estado, instituto de Conservação da Natureza e Florestas (35%), o Turismo de Portugal (15%) e a Câmara Municipal de Sintra (15%).

Na zona Património Mundial, de cerca de 960 hectares, a PSML gere cerca de 45% da área, nomeadamente os Parques da Pena e de Monserrate, dois dos mais importantes parques botânicos de Portugal, edifícios notáveis como os Palácios da Pena e de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Chalet e Jardim da Condessa d’Edla. Em 2012 a PSML recebeu igualmente para gestão o Palácio Nacional de Sintra e, fora da área classificada, o Palácio Nacional de Queluz e a Escola Portuguesa de Arte Equestre, sedeada em Queluz.