Arte Equestre em Belém

Picadeiro Henrique Calado

Picadeiro Henrique Calado

O Picadeiro Henrique Calado foi assim designado em homenagem ao cavaleiro e comandante do Regimento de Lanceiros N.º2, entre 1967 e 1968. A tradição familiar (o pai, oficial de cavalaria, foi diretor da coudelaria Santos Jorge) marcou-o desde cedo e ditou a sua opção desportiva pelo hipismo.

Iniciou a sua participação em provas de hipismo como júnior aos 13 anos e, ao longo da sua carreira como desportista, disputou numerosos concursos internacionais de obstáculos, onde obteve diversas vitórias. Participou também, na modalidade de concurso de saltos, nos Jogos Olímpicos de Londres, Helsínquia, Estocolmo (7º lugar), Roma (10º lugar) e Tóquio. Entre os galardões que lhe foram atribuídos incluem-se as medalhas de mérito desportivo, quer de Portugal quer de Espanha, a medalha de bronze da Ordem Olímpica do Comité Internacional, a medalha Nobre Guedes do Comité Olímpico Português e o emblema de ouro da Federação Equestre Internacional2.

O Picadeiro Henrique Calado insere-se num complexo de edifícios pertencentes ao Regimento de Lanceiros n.º 2 do Exército Português, que teve origem no Regimento de Lanceiros da Rainha, criado em 1833 pelo Exército constitucionalista, durante as Guerras Liberais.