Arte Equestre em Belém

Ministro da Cultura inaugura novos espaços da Escola Portuguesa de Arte Equestre

Ministro_da_Cultura_inaugura_novos_espacos_da_Escola_Portuguesa_de_Arte_Equestre_credits_psml_wp-noticia-thumbs

A Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) inaugura hoje, sexta-feira dia 23 de junho, às 18h00, com a presença do Ministro da Cultura, as novas instalações do Páteo da Nora na Calçada da Ajuda, em Belém, à qual se seguirá a Gala evocativa da estreia deste novo espaço.

A recuperação dos edifícios de apoio à Escola Portuguesa de Arte Equestre no Páteo da Nora, surgiu na sequência da decisão do Governo de atribuir a gestão da EPAE à Parques de Sintra – Monte da Lua S.A. (PSML), bem como o direito à utilização do Picadeiro Henrique Calado e do edifício das cavalariças localizado no denominado Páteo da Nora, ambos na Calçada da Ajuda e pertencentes anteriormente ao complexo edificado do Regimento de Lanceiros n.º 2 do Exército.

Face às condições em que se encontravam as instalações, a PSML procedeu a um vultuoso investimento com vista a dotar aquele espaço de condições ímpares, tanto para cavalos como para cavaleiros, de modo a que a EPAE possa desenvolver condignamente as suas atividades no polo da Ajuda, complementando assim, o seu espaço sede no Palácio Nacional de Queluz.

Orçadas em cerca de dois milhões e trezentos mil euros – repartidos entre as obras de recuperação do Picadeiro Henrique Calado e a restauração e modernização de todo o espaço do Páteo da Nora – as obras agora concluídas permitem ainda abrir o Páteo da Nora a visitas guiadas para o público que assiste aos espetáculos da EPAE no Picadeiro Henrique Calado, à semelhança do que acontece noutras escolas europeias.